Sinopse: Dois anos atrás, Hermila partiu. São Paulo. Cidade cara. Agora ela está de volta a Iguatu, no sertão cearense. A casa da avó, Zezita, e da tia, Maria, é acolhedora e confortável. Mas Hermila precisa ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, ela adota o nome de Suely e inventa um plano para levantar dinheiro e conseguir viajar.
Flagrantes do abecedário de um filme teuto-brasileiro-francês:
A: AZUL é a cor predominante no filme. Toda cena tem um elemento com essa tonalidade.
B: O Cineclube BURACO do Getúlio exibe o filme no próximo céu de terça-feira com muito sorriso e charme feminino.
C: CÉU: no dicionário Aurélio é "qualquer lugar onde se possa ser feliz". Está em todos os lugares e em lugar nenhum. Para o diretor, o filme conta a história dos passos de uma mulher para chegar lá.
D: DIANA, voz aguda e cabelos cacheados louros, foi uma espécie de Roberto Carlos do pop-brega dos anos 70, intérprete da canção principal Tudo o que eu tenho. E: ESTREIA mundial aconteceu na Mostra Orizzonti, do Festival de Veneza 2006, tendo sido o único filme brasileiro selecionado para o Festival.
F: FILMAGENS > todas a favor dos atores: a própria claquete foi abolida, no intuito de afastar o maior número de elementos que pudessem interferir no trabalho dos atores.
G: GEORGINA JÉSSICA, garota de programa de 22 anos ganha 60, 70 reais para fazer tudo e dormir abraçada.
H: HERMILA GUEDES tem o mesmo nome de sua personagem, assim como todo o resto do elenco.
I: IGUATU é uma cidade de 92 mil habitantes, localizada no sertão central do Ceará, que fica a 380 km de Fortaleza e 650 km de Recife.
J:JOÃO MIGUEL, antigo namorado devoto a Hermila é interpretado pelo mesmo ator de Cinema, Aspirinas e Urubus.
K: Karim Aïnouz, diretor e roteirista nordestino de Madame Satã, Viajo porque preciso volto porque te amo e da série da HBO Alice estudou Arquitetura e Urbanismo e é filho de mãe cearense e pai argelino.
L: LIBERDADE: condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.
M: sobre MATEUS na primeira cena do filme: “ele disse que queria casar comigo ou então morrer afogado”
N: NORDESTE > segundo Sr. Aïnouz, “Acho muito engraçado... Nordeste tem uma trilha sonora por estação, é sazonal.”
O: OLHAR > são nos closes e super closes que os personagens respiram suas dores e intimidades.
P: PALAVRAS de Walter Salles, o produtor “Feito de pequenos gestos delicados, de silêncios reveladores, de momentos de prazer, mas também de uma dor que não pode ser abafada, "O Céu de Suely" propõe um tipo de dramaturgia que avança na contramão daquilo que predomina hoje na TV ou no cinema. Karim Aïnouz fala de temas universais: do retorno ao ponto de origem, da necessidade que temos de nos reinventar.”
Q: QUINZE reais é o preço da rifa de Hermila.
R: "RIFA-ME" era o título inicial. - O título definitivo veio primeiro em sua tradução para o inglês, "Suely in the Sky", inspirado pela música "Lucy in the Sky with Diamonds". Foi feita então a tradução para se chegar a "O Céu de Suely".
S: SERTÃO: de acordo com Karim: “O sertão é muito minimalista, são poucos elementos e aquele imenso céu sem fim. Queria ressaltar esta qualidade do sertão e transformá-lo, também através da música, em um espaço de ficção científica. O filme começa no céu do sertão e termina no céu do sertão.”
T:TESTES > "Os primeiros testes eram apenas perguntas e exercícios. Acho que o objetivo era ver como a gente se movimentava e se ficava à vontade com a câmera. Com a Fátima foi bem diferente. Ela trabalha de um modo quase terapêutico, vai direto aos nossos traumas, à nossa memória, busca um material emocional bruto e elabora a partir dele". (Hermila Guedes)
U: UMA noite no paraíso é o nome da rifa de Suely
V: VINTE e nove graus é a temperatura média anual de Iguatu. O calor do sertão é um personagem à parte.
X: em número romano: o filme acumula 10 prêmios nacionais e internacionais.
Y: YOUTUBE que nos salve, checa o trailer aqui. Z: ZEZITA Matos, atriz que interpreta a avó de Hermila: "Nesses três meses de convivência, nos tornamos uma família de verdade".