sábado, 10 de maio de 2008

Sessão Cezar Migliorin

O Cineclube Buraco do Getúlio orgulhosamente apresenta:


Sessão Cezar Migliorin


Foto retirada do blog: artistatrabalha.blogspot.com


Cezar, que é professor, realizador e ensaísta concentrado principalmente no audiovisual contemporâneo, foi professor de Linguagem Cinematográfica de alguns de nós na Escola Livre de Cinema, onde enlouquecia a todos com suas aulas, principalmente a primeira, onde falou da sua impossibilidade de dar a matéria apresentada, começando os porquês com a célebre frase de Guimarães Rosa “A linguagem e a vida são uma coisa só”, e as duas, portanto, estão em constante transformação.


Além de deixar loucos seus alunos, seus espectadores e os críticos de cinema “nas horas vagas”, ele faz parte da equipe de redação da Revista Cinética e mantém o blog Polis+Arte sobre audiovisual, mídia e política. É doutor em Cinema e Audiovisual (Paris III-Sorbonne Nouvelle), Comunicação e Cultura (Eco-UFRJ) e é Secretário-adjunto de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu.


Nessa sessão exibiremos oito de seus trabalhos, que passeiam por documentário, vídeo arte, vídeo-instalação e performance. Todos participantes de mostras, festivais e exposições, dando a Cezar (o que é de Cezar!) prêmios como Melhor Curta-metragem Nacional – Mostra do Filme Livre – 2004, Melhor Montagem de Curta-metragem no Festival de Gramado – 1997 e Melhor Filme Experimental - Black&White Audiovisual Festival 2005 - Porto/Portugal, dentre outros.


Felizes e ansiosos, esperamos pela sessão!


À partir dessa postagem inauguramos uma nova forma de falar sobre as sessões do Buraco. Convidaremos pessoas para escrever sobre os temas ou artistas da sessão.


Na estréia convidamos a contista Hanny Saraiva para escrever sua percepção sobre a obra de Cezar Migliorin, a partir de alguns de seus filmes:


O humor afiado e a banalidade das cenas das obras de Cezar Migliorin gravitam por uma corda fina onde muitos odeiam e outros amam seus filmes. A relação política e estética é ironicamente expelida na tela. O uso recorrente da dicotomia ‘afetar e ser afetado’ é seu ponto chave. Seus filmes não são armas ideológicas contra a corrupção ou a intelectualidade, mas retratos irônicos. A dimensão de suas imagens contemporâneas opera entre questionar o papel da obra de arte versus artista a relação com o dinheiro.


Com narrativas sucintas, enquadramentos vezes nervosos vezes simples, os filmes são indigestão para uns e esperança para outros, aqueles que acreditam que a arte é para ser doada ao mundo e para nos fazer refletir sobre o modo como reagimos e agimos nesse mundo que nos cerca. É audiovisual vivo, pulsante. Pontes para um universo de criatividade latente. É cuspir ou engolir.”

(Blog da Hanny)



Cineclube Buraco do Getúlio

Segunda-feira, 12 de maio – 19h

Ananias Bar – Rua Floresta Miranda, 48 – Centro – Nova Iguaçu

Entrada: R$ 0,00


Sessão Cezar Migliorin


Ação e Dispersão – Documentário - 2003

Dime” – Videoarte - 2003

"O esquecimento" Videoarte - 2004

“Meu Nome é Paulo Leminski” – Documentário - 2004

Brutalmente as superfícies– Documentário - 2006

"O traidor" – Video-instalação - 2004

“Artísta sem idéia”performance - 2005

“Artísta Trabalha”instalação e performance - 2005



Por Luana Pinheiro

5 comentários:

  1. Além de fazer a turma da Escola Livre de Cinema surtar com suas aulas,O Cézar me despertou também um gosto mais apurado pelas artes plásticas,fazendo-me bem mais perceptível à imagem.Então não percam a "SESSÃO CÉZAR MIGLIORIN".Até lá.

    ResponderExcluir
  2. é isso ai caraio!
    fodástico.
    Mete bronca!!!
    u-hú!

    ResponderExcluir
  3. Acho mesmo é que me arrasei hoje, deveria ter deixado de lado a impossiblidade de abastecer o carro e ainda a escrota condição de não ter o do onibus...
    ...E ter me lançado a rua , como um andarilho a vencer a " nem tão grande assim" distancia entre Areia Branca/B.Roxo e o Bar do getúlio para ter a oportunidade de ter a minha idéia própria sobre o cineasta exibido/visitado...Ouví alhures, muitas críticas negativas...Mas ficou comum criticar qq coisa que venha do mandato atual de Nova Iguaçu...E...dancei

    Meu respeitoso e repetido pedido de desculpas pela falta

    sylvio neto

    ResponderExcluir
  4. nossaaaaaaaaaaaaa ta demais

    parabens!!!!

    ResponderExcluir
  5. meu nome é paulo leminski, beija a bunda do stravinski.
    hahaha
    gostei da sessão.
    o cezar parece um cara legal.
    ganhar um prêmio pra produzir um filme, gastar a grana viajando e ganhar outro prêmio pelo filme da viagem é sensacional!
    saudações!

    ResponderExcluir