terça-feira, 29 de julho de 2008

Morro da Conceição

No próximo dia 02 de agosto no Espaço Cultural Sylvio Monteiro rola o Cineclube Buraco do Getúlio, nessa sessão exibiremos "Morro da Conceição", de Cristiana Grumbach.

"Morro da Conceição" é um documentário, longa-metragem, brasileiro lançado em 2005 que trata da memória, de um morro de mesmo nome, através de entrevistas com seus moradores mais antigos.

Talvez o mais interessante em exibir esse filme, seja o fato dele nos ter sido "oferecido"pela produtora do filme. Essa atitude, digna de aplausos, nos mostra uma certa mudança na relação entre público e realizador. O filme financiado com dinheiro público, ao público pertence e ao público deve chegar. Nessa cadeia os cineclubes tem papel fundamental, como vocês poderão conferir no próximo sábado.

SERVIÇO

Sábado, 02/08/08, às 19h
CINECLUBE BURACO DO GETÚLIO
Espaço Cultural Sylvio Monteiro: Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro - Nova Iguaçu
Entrada franca
"Morro da Conceição", de Cristiana Grumbach



TRAILER




SINOPSE:
Após cinco anos de visitas ao Morro da Conceição, uma equipe de cinema filmou conversas com apenas 8 dos seus cerca de 4 mil moradores - os mais velhos, com idades que chegam a 97 anos, nascidos no morro e filhos de protugueses. Esses senhores e senhoras narram histórias de suas vidas, inevitavelmente atravessadas pelas histórias da cidade e do país. A construção desse imaginário devolve ao Rio de Janeiro um filme que trata de sua memória e do seu esquecimento.

Por Diego Bion

Um comentário: