sábado, 7 de junho de 2008

Parece... mas não é!

A próxima sessão do Cineclube Buraco do Getúlio, dia 9 de junho, é uma sessão recheada de duplo sentido.

Uma sessão temática, com filmes que são, mas não são, que dizem mas não dizem, cada um com um estilo, com um gênero, do seu jeito.


"Iraq, Pre-War", extra do filme Fahrenheit 11/09 de Michael Moore, é um documentário que mostra o Iraque antes da invasão dos Estados Unidos, com depoimentos de Iraquianos sobre o que achavam dos Estados Unidos, de George W. Bush e principalmente, o que achavam do seu líder, Saddan Hussein... bom, o que posso adiantar é que não é bem o que a mídia mundial vendeu sobre as opiniões dos iraquianos!


“O Sanduíche”, de Jorge Furtado é um documentário/ficção cheio de metalinguagem, uma zona só! Mas como sempre Jorge Furtado é surpreendente. Um filme romântico, que se transforma em dois atores ensaiando um texto para uma peça, que se transforma em dois atores interpretando num filme, que se transforma numa filmagem aberta ao público, que se transforma num documentário... ufa! Só vendo pra ter uma idéia, é genial!


“Alguma Coisa Assim”, de Esmir Filho, vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o de Melhor Roteiro Curta-Metragem em Cannes, é o que se pode chamar de ficção bem sucedida. A estória é simples: dois amigos adolescentes, um menino e uma menina, saem para a balada. O menino está descobrindo sua sexualidade, ela arruma um outro menino para ele ficar e de repente eles descobrem um outro sentimento um pelo outro. Não perdendo sua “tradição” de estética de comercial de TV, Esmir faz de uma estória aparentemente boba um filme super rico.


Como deu pra perceber, em todos os filmes as coisas parecem... mas não são! O que não é diferente no filme surpresa do final da sessão, afinal alguma coisa sobre essa sessão a gente tem que guardar segredo


Além da temática, dos filmes super legais e do filme surpresa, a gente tem mais uma novidade. Essa é a nossa sessão de despedida do Ananias Bar. À partir do mês que vem, julho, passaremos a fazer sessões uma vez por mês no Espaço Cultural Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro – NI) todo primeiro sábado do mês.


A primeira sessão, dia 5 de julho, será sessão de comemoração de 2 anos do Buraco, com nome de “Sessão de Para o Futuro” com uma curadoria toda voltada para o cinema experimental e ao vídeo arte, e mais um monte de novidades, aguardem!


Por enquanto é só. Não percam, dia 9 de junho “Sessão Parece... Mas Não É” em todos os sentidos, nos filmes e no cineclube... parece que a gente vai mudar tudo, pode até ser que sim... mas por enquanto é só o lugar.



* Foto de Bion aos 3 anos de idade, tirada pela mãe, Eliana.

SERVIÇO


Segunda-feira, 09/06/08, às 19h

CINECLUBE BURACO DO GETÚLIO

ANANIAS BAR: Rua Floresta Miranda, 48 – Centro – Nova Iguaçu.

Sessão Parece... Mas Não É!

Entrada Franca

“Iraq, Pré-War”, extra do filme Fahrenheit 11/09 de Michael Moore

"O Sanduíche", de Jorge Furtado

“Alguma Coisa Assim”, de Esmir Filho

Filme Surpresa!



Por Luana Pinheiro e Diego Bion

2 comentários:

  1. Com certeza estarei lá! Já perdi a penultima e não será a última no Ananias que eu perderei! Até amanhã...
    Mas heim Bion... Tão bonitinho nessa foto... Até parece... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Po cara, ja passou a sessão, mas bem q ta parecendo um viadinho nessa foto..mas vc mesmo disse PARECE MAS NÃO É...rsrsrs

    ResponderExcluir