segunda-feira, 28 de março de 2011

Nome Próprio


CURIOSIDADES FÍLMICAS:


1 - Efeito Kikito
Entre os seis longas nacionais em competição no Festival de Gramado, Nome Próprio era favorito apenas ao prêmio de atriz para Leandra Leal. O Kikito de melhor filme surpreendeu o próprio Murilo Salles. O diretor esperava que a visibilidade e os prêmios conquistados na Serra despertassem o interesse do público. O efeito Kikito fez o filme voltar a cartaz em Brasília, somando depois do prêmio 25,4 mil espectadores.

 

2 - É ou não é?
O roteiro de Nome Próprio é inspirado em textos da escritora gaúcha Clarah Averbuck, publicados nos livros Máquina de Pinball e Vida de Gato, além de relatos dela em seus blogs. Desde o lançamento do filme, Clarah insiste que a personagem de Leandra Leal, apesar de ter pontos em comum com sua trajetória, não é ela. A escritora e Murilo Salles costumam contrapor um ao outro sobre o grau de semelhança entre Clarah e Camila. O roteiro conta com textos da filósofa Viviane Mosé. Para pôr fim, ou mais lenha, na discussão, Murilo diz: “A Camila sou eu”.


3 - Boca a boca
O lançamento de Nome Próprio no centro do país, em 18 de julho, contou com uma estratégia de guerrilha na divulgação. Murilo Salles lançou uma campanha viral pela internet, na qual criticava o atual modelo de distribuição no Brasil e apelava para que o filme fosse visto no primeiro fim de semana em cartaz. Esperava ele que a propaganda boca a boca garantisse uma segunda semana de exibição:

– Ninguém queria estrear junto com o Batman. Fiz um lançamento pequeno em meio à ocupação. Achava que teria só 5 mil espectadores. Só posso comemorar.


Para saber mais: www.nomepropriofilme.blogspot.com
Para conferir: apareça amanhã no Sylvio Monteiro. Traga um casaco porque o tempo pode mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário