terça-feira, 8 de maio de 2012

Carta aberta aos buraqueiros e a quem mais interessar possa,

É com uma estranha mistura de sensações que viemos por meio desta, informar que o Cineclube Buraco do Getúlio está suspendendo as suas atividades na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.

Esses três anos e dez meses em que o BG realizou sessões em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sem dúvida foram fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade, da Casa de Cultura de Nova Iguaçu e consequentemente da cena cultural da cidade, seja contribuindo com a difusão da linguagem cinematográfica ou com as demais linguagens e movimentos artísticos que sempre foram parte integrante da nossa ação.

Durante esse período passamos por diversos gestores com metodologias de trabalho diferenciadas, e o que sempre tivemos a nosso favor foi a busca de um diálogo sincero, tentando entender as questões administrativas do único espaço público cultural da cidade, além de trabalhar duro para oferecer a juventude da Baixada Fluminense uma atividade cultural de qualidade, com um trabalho incansável de formação de público.

Contudo, o desrespeito com o nosso público é algo que definitivamente não estamos dispostos a tolerar por parte de nenhum parceiro. Em julho, completaremos seis anos de atividades ininterruptas e, ao longo desses anos, conseguimos construir uma relação muito próxima e honesta com o nosso público e não estamos interessados, de maneira alguma, em desgastar essa relação perdendo a credibilidade depositada na equipe do BG e em seus convidados.

Na última terça-feira, dia 1º de maio, feriado, havia uma sessão programada do filme “Bróder” de Jeferson De, dentro do “Ciclo Juventude Transviada!?”. Não nos recordamos de outras sessões ocorridas no mesmo contexto, por maior que fosse nossa posição contrária a Casa de Cultura de Nova Iguaçu não funcionar durante os feriados. Ainda assim, confirmamos algumas vezes a realização dessa sessão junto à administração da Casa. Ao chegarmos, público e equipe, para a realização da sessão, encontramos o espaço fechado e fomos informados pelo vigia que não havia nenhuma notificação sobre a atividade programada e sequer técnico para abrir o Teatro Sylvio Monteiro. Nos sentimos verdadeiramente envergonhados com o fato, pois não é porque a atividade é realizada por um grupo local e sem a cobrança de ingresso, que nos sentimos com menor responsabilidade do que os cinemas de uma rede comercial como o Grupo Severiano Ribeiro, por exemplo. Além disso, a nossa atividade cineclubista não consiste apenas em produzir a cópia de um filme e estar no dia programado para exibi-la, nós planejamos a curadoria de cada mês; fazemos um trabalho de pesquisa árduo para coletar informações sobre cada filme; confeccionamos um folder com a programação mensal, que é impresso e distribuído para o público com parte das informações coletadas; confeccionamos e-flyers para cada sessão, que são postados em redes sociais e enviados por e-mail; alimentamos um blog com duas postagens por sessão e uma página no Facebook que contém 3.061 pessoas conectadas; e quando uma sessão não acontece, todo esse “trabalho de formiguinha” é praticamente jogado fora.

Foi solicitado pela equipe do BG que a Casa de Cultura de Nova Iguaçu emitisse, via redes sociais, um pedido público de desculpas pelo grave ocorrido. Até o momento este simples pedido de desculpas ao público que compareceu a sessão não aconteceu.

Não pensem que o grave problema ocorrido no dia 1º de maio foi o único ao longo dessa jornada. As questões até aqui sempre foram internas, da parceria do cineclube com as gestões. Contudo, nenhum dos outros atingiu diretamente o público de maneira que a equipe do BG não conseguisse uma solução. Gotas d’água enchem um copo.

Agradecemos, desejamos sorte, criatividade e responsabilidade para a atual gestão, afinal continuamos cidadãos iguaçuanos e nossa vontade maior é que a gestão da pasta esteja à altura da cultura dessa grandiosa cidade. Quem sabe um dia, voltamos a ocupar o único equipamento cultural público que temos?

É importante salientar que este não é o fim do Cineclube Buraco do Getúlio. Voltamos em breve. Fiquem ligados a nós, pois estamos ligados a vocês. Afinal, o Buraco sempre foi e irá mais fundo que a maioria imagina!

Abraços,
Equipe do Cineclube Buraco do Getúlio



37 comentários:

  1. Uma pena não ter mais o 'nosso' Buraco.
    por enquanto lembraremos de vocês com muito carinho, admiração e respeito. E é claro, aguardando novidades! ;)

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma pena. Somos totalmente adaptáveis, porém espaços como o do Buraco do Getúlio no Sylvio Monteiro ainda me faziam resgatar a época de ouro desse equipamento cultural que hoje tem uma outra espiritualidade. Sinto muita falta de verdade dessa nuvem carregada de arte e fantasia de antigamente. Enfim Bion e cia, uns anos atrás no Espaço Na encolha vocês fizeram algumas sessões e vi de perto o trabalho de vocês. Sei o quanto é sério! Tenho certeza que tudo vai se encaixar perfeitamente logo logo. Que Deus abençoe o Bg e toda a equipe desse Cine maravilhoso.

    Rafael Nike

    ResponderExcluir
  3. É realmente uma pena. Espero que vcs encontrem - e rápido - um novo espaço para darem prosseguimento ao fantástico ( e imprescindível ) trabalho que realizam.

    Paulo Halm

    ResponderExcluir
  4. Vamos torcer pra esse período ser breve e passageiro, pra logo-logo estarmos de volta assistindo as sessões e tomando as geladas no nosso querido Buraco do Getúlio. Mantenham a espinha ereta, a mente inquieta e o coração tranquilo, galera.
    um beijão
    Léo Freitas

    ResponderExcluir
  5. Lamentável! E mais lamentável ainda que a gestão do espaço não perceba como a população de NI perde com a saída do BG. Torço para que retomem logo o trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Mande estes burocráticos à merda. E foda-se o resto.

    ResponderExcluir
  7. Um prédio não define a existência de atividades, ações e manifestações culturais, mas contribui bastante.
    O Buraco do Getúlio é uma atitude, não é o espaço e todos nós sabemos disso. É uma ação de artistas, pessoas inquietas, criativas e trabalhadoras, promotores de cultura em seu território.
    Todos sabermos e acreditamos que uma manifestação cultural local como esta, deva ser apoiada e promovida pelos gestores públicos, pois também sabemos que a representatividade, memória e patrimônio imaterial de uma nação, de um povo, de uma cidade é sua cultura.
    Tudo passa junto do tempo, nós passamos mas a cultura fica: Cidade dos laranjais, das religiões afrodescendentes, dos poetas e artistas, da diversidade e da violência.
    Somos nós e principalmente os gestores públicos, que definimos quais as expressões culturais irão prevalecer e promover o fluxo de pensamentos e ações em nossa cidade. Assim eu pergunto:
    O restaurante ficará fechado para o almoço?

    ResponderExcluir
  8. Caro Bion e todos do BG, espero que solucione rapidamente esse impasse. A cidade não merece perder uma ação bacana e tradicional como essa. Se precisar de alguma coisa que esteja ao alcance é só falar, boa sorte.

    ResponderExcluir
  9. NA HORA DE IR
    Jorge du peixe

    CHEGOU NA HORA DE VOLTAR
    VOLTOU NA HORA DE IR

    O TOMBO JÀ DENUNCIADO NO SUSTO
    AUMENTA O GRITO
    A CONVERSA SUSPENSA NO AR
    LANÇADO O ROUBO
    FOI NA PROVA SEM SUSPEITO
    Á QEIMA-ROUPA
    A OLHO NU
    FOI-SE O LADRÃO
    A FOME NÃO VAI RIR POR TÃO POUCO
    E A FATURA EMBOLSANDO
    O BOCADO QUE DER PRA LEVAR
    FAMINTOS PELO QUE VIER NA GRAÇA DO VENTO
    RENDENDO A TEMPO
    ATÈ PERDER É SÒ GANHAR

    CHEGOU NA HORA DE VOLTAR
    VOLTOU NA HORA DE IR

    NEM SEMPRE TUDO AO ALCANCE DO BOLSO
    A SIRENE RECLAMA E INFLAMA
    A POBRE ARMA NA MÃO
    LIGANDO A CARNE NA TRINCHEIRA
    ENGROSSA O SANGUE
    FOGO NO TETO
    É MELHOR FICAR NO CHÃO
    COM O NÒ NA GARGANTA
    E A IMAGEM INDO EMBORA
    DA BOCA PRA FORA
    JÁ DE SEGUNDA MÃO...

    CHEGOU NA HORA DE VOLTAR
    VOLTOU NA HORA DE IR

    Todo força à Cultura Alternativa! Toda força à Cultura Independente! Toda a força à Cultura de Resistência!!! Estamos Juntos!!!

    ResponderExcluir
  10. Graças a Deus o Buraco do Getúlio não depende diretamente do poder público. Em breve, veremos um novo espaço ganhar vida com o clima do BG. De qualquer maneira, me preocupa muito o caminho que as coisas tomam... Sorte nossa que essa gestão da sec. De cultura está no FIM.
    Rezo para que saiam das próximas urnas, pessoas públicas vestidas de vontade política para somar e não focadas em seus objetivos mesquinhos. Salve a vanguarda cultural de Nova Iguaçu. Um salve especial aos buraqueiros!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Putz, lamentável ao extremo. Na verdade, execrável.
    Fiquei puto.
    Espero que esses equivocados se desculpem e revertam essa besteira inacreditável.
    vamos acompanhar.

    abraço,
    heraldo hb
    cineclube mate com angu
    lira de ouro ponto de cultura

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que essa merda acabou. Foda-se BG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tão babaca e tão previsível esse tipo de comentário.
      mas ai vai um detalhe, tá. não que eu seja legalista, mas pra ficar claro que a sua opinião BESTA, num serve pra nada!
      "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;"

      Só Zé Ruela não assina o que pensa! Tipo vc que escreveu aqui. E pior, nem anonimo de fato é, pq esse tipo de pensamento só pode vir de uma pessoa. oO

      Bia Pimenta - Mate com angu.

      Excluir
  13. Sempre babaram o ovo do governo, bem feito. Toma!!!

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkkkk que se foda seus pela sacos

    ResponderExcluir
  15. Tem mais é que tomar no cú mesmo

    ResponderExcluir
  16. Nossa!
    Que triste...
    Espero que vcs voltem logo, livre, leves e soltos!
    Estarei na próxima sessão prestigiando e aprendendo com vcs, que ja fizeram tanto pela cultura da baixada e do mundo!
    Longa vida ao Buraco do Getúlio!!!

    Mácio Bertoni
    Cineclube Mate com Angu

    ResponderExcluir
  17. E na XOXOTA?


    Igor Barradas
    Cineclube Mate com Angu

    ResponderExcluir
  18. Tomaram no cú direitinho

    ResponderExcluir
  19. Os que se achavam os mais fodões da cultura na Baixada Fluminense se fuderam.

    ResponderExcluir
  20. Quem se fudeu foi o público, mais uma vez.

    E mesmo que o Buraco acabe, estará registrado, sem dúvidas, como um dos maiores eventos culturais da história cultural da cidade.

    Quem faz cinema no Rio de Janeiro e não sabe de sua existência e importância, com certeza não é um dos mais espertos.

    E isso é para poucos (pros fodões principalmente).

    José Alsanne

    ResponderExcluir
  21. É engraçado como as pessoas escrotas falam merda e não põem a cara pra bater. E se vc tá falando que algo acabou, está completamente equivocado seu (sua) babaca. Não se deu nem ao trabalho que ler a merda da carta, que não está endereçada a vc, mas ao público do cineclube.
    Ocupar um lugar de direito porque trabalhamos não é sinônimo de babar ovo de ninguém, e mais, nós decidimos sair, não fomos expulsos.
    Fico puta com gente babaca, mesquinha e escrota que não tem nada pra fazer e fica falando merda na internet.
    Se fazer algo quando a maioria, como vc provavelmente, fica de braço cruzado, é ser fodão, então sim, SOMOS FODÕES!
    BABACA! VAI CAÇAR O QUE FAZER, IDIOTA!

    ResponderExcluir
  22. Foda-seeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  23. Os praibois se fuderammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  24. Lamentável, meu caro amigo.
    Seus comentários foram super infelizes e desagradáveis. Pelo menos mostre o rosto e identifique-se para que, no mínimo, sua crítica tenha fundamento. LOSER.

    Enquanto ao buraco, aqui a parada é mais funda, meu amigo.
    Não é agora que vamos parar de movimentar a cena cultural dessa cidadezinha de merda.

    ResponderExcluir
  25. Luaaaaa,
    nem se dê o trabalho de responder! O Anonimo quer chamar atenção...rs
    beijos, queridossss

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. O BG esta no éter, as cobras do asfalto que tentem criar assas. Até a próxima edição!

    ResponderExcluir
  28. O Cineclube Buraco do Getúlio é tiro certeiro, digital. Um brinde ao espirito rock e libertário dos irmãos da baixada fluminense.

    Estaremos juntos até de baixo d`agua conpanheiros...

    e o resto, é o resto.

    Josinaldo Medeiros
    Mate Com angu
    Beco do Rato

    ResponderExcluir
  29. todo apoio á equipe do BG. a luta é árdua mesmo e permanece. vcs terão de ter potência para dialogar com a atual gestão de cultura então de uma maneira geral... pois infelizmente será sempre assim... façam seu trabalho da melhor maneira que puderem. o público vai atrás e agradece! abraços, LB

    ResponderExcluir
  30. Má gestão é foda, assim como mau gestor!
    Espero que o Buraco volte logo.

    ResponderExcluir
  31. Espero que tudo fique bem. O BG é uma referência cultural para NI e toda Baixada.

    Cacau Amaral - Cineclube Mate com Angu

    ResponderExcluir