quinta-feira, 1 de novembro de 2012

1º Filme do Ciclo Buraco Negro


Desde o primeiro segundo, quando os créditos com letras brilhantes feitas de lantejoulas aparecem, a personalidade exuberante de João Francisco dos Santos transparece. A mescla de bestialidade e sexualidade, presentes de maneira marcante na personalidade e no cotidiano dele, são, basicamente, a introdução a esse indivíduo. E quando os créditos finais aparecem, a persona da Madame Satã é fluentemente identificada e compreendida por nós. Principalmente pela facilidade com que ela é representada pelo ator Lázaro Ramos, que apresenta o carisma e estabelece a convicção com que João tomava suas atitudes e, dessa forma, nos faz simpatizar por ele, mesmo quando ele se mostrava irracional.
A família disfuncional em que vive João torna-se, talvez, o principal elo entre ele o público. Assumindo o papel de matriarca, ele ao mesmo tempo que serve de conselheiro para a prostituta Laurita, interpretada por Marcélia Cartaxo, também cuida da filha dela, quase assumindo o papel de mãe da criança. E ainda se vê responsável pelo espevitado Tabu, que é maravilhosamente interpretado por Flávio Bauraqui, o grande destaque do ótimo elenco coadjuvante, mostrando-se capaz de transmitir alma de “moça na puberdade” do personagem. Estabelecendo-se como chefe de família desses três indivíduos negligenciados, Lázaro Ramos ainda soma a essa relação sentimentos de carinho e rigidez para com eles, como se João também cumprisse o papel de um pai rigoroso.
Mas o aspecto mais marcante é a sexualidade latente e sem pudores exposta no filme. O diretor Karim Aïnouz muitas vezes aproxima a câmera dos personagens como se fosse um animal identificando o outro pelo cheiro ou apenas espia, atrás de objetos e pessoas, a ação. As cenas de sexo de João com outros homens são de uma sexualidade bruta, evidenciando a natureza agressiva do personagem. Esse sentimento se estende a caracterização perfeita dos becos e ruelas da Lapa que, de certa forma, também contribuem para a formação dele. No entanto, a falta de um arco dramático faz com que o filme seja questionado como um todo, pois ele se passa sem ter um cena de catarse. E o que seria o clímax final é construído somente para que o personagem principal grite uma constatação que público já fez desde o início, de que a bestialidade e a sexualidade é que fazem dele a Madame Satã.
(retirado daqui)
SERVIÇO
    Cineclube Buraco do Getúlio
    Dia 06 de novembro, terça, às 20h
    Casa de Cultura de Nova Iguaçu
    Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro - Nova Iguaçu
    Próximo à Estação de Trem de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário