domingo, 27 de fevereiro de 2011

1º Filme do Ciclo Mulher

Estórias. Pessoas. Espectadores. A vida teatral versus a vida como registro. O palco e a câmera.

De acordo com Wikipédia, “o Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade tal como ela é. O documentário, assim como o cinema de ficção é uma representação parcial e subjetiva da realidade.”

Eduardo Coutinho explora essa representação subjetiva da realidade brindando o expectador com um jogo de cena. Aqui as estórias são contadas, mas por quem? É mais importante saber mais sobre a estória ou descobrir quem a conta?

O documentarista brinca com o conceito de Big Brother incrustado em nós. Chegamos a um ponto do filme que ficamos “jogando” para descobrir quem é o autor “verdadeiro” da estória. Então o importante é saber quem joga melhor?

Aqui o conceito de representação parcial e compromisso com a realidade balança Jogo de Cena. Questionamos não o objeto da realidade, mas quem conduz o objeto. O condutor tem compromisso com a realidade? O que é real? Quando ligamos uma câmera o real se esvai?

Fica pra pensar e conversar depois da sessão: será a estória o motim principal do documentário ou o que vale é  a forma como a estória é contada? Seriam as estórias meras coadjuvantes?


JOGO DE CENA
Bate papo depois da sessão com Manaíra Carneiro: 
Venha entrar no Buraco de Cena!
Dia 01 de março, às 19h
Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário