quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nina

Curiosidades Fílmicas

- Nascido no Recife, em Pernambuco, Heitor Dhalia mudou-se para São Paulo em 1993, onde mora até hoje. Redator publicitário, trabalhou nas principais agências de propaganda brasileiras, tendo criado e produzido mais de cem filmes. Estréia no cinema em 1999, primeiro como assistente de Aluízio Abranches no longa-metragem Um Copo De Cólera, depois como roteirista de As Três Marias e como diretor do curta Conceição. Nina é sua estréia na direção de longas.

- Parceiro de Heitor Dhalia desde o curta-metragem Conceição, José Roberto Eliezer, foi uma escolha quase natural para a função em Nina. Zé Bob, como é conhecido no meio, começou carreira como assistente e estreou na direção de fotografia de longa-metragem com o Filme Demência (1986), de Carlos Reichenbach. Outros créditos de Zé Bob como fotógrafo incluem Cidade Oculta (1986), de Chico Botelho; Anjos da Noite (1988), de Wilson Barros; A Dama do Cine Shanghai (1988), de Guilherme de Almeida Prado, e A Grande Arte (1992), de Walter Salles.

- Jornalista por formação, Marçal Aquino começou carreira como repórter e redator, antes de se dedicar à literatura e ao cinema. Publicou, entre outros livros, "O Amor E Outros Objetos Pontiagudos", pelo qual recebeu o prêmio Jabuti. Em parceria com Beto Brant, atuou como roteirista dos filmes Os Matadores, Ação Entre Amigos e O Invasor. Com Heitor Dhalia, desenvolveu o roteiro de Nina.

- Escritor e autor de quadrinhos, o paulista Lourenço Mutarelli é responsável pelos desenhos feitos por Nina, que ilustram as animações que pontuam o filme. 

- Estreantes, Akira Goto e Guta Carvalho assinam juntos a concepção artística de Nina.



- Todo o material usado na construção dos cenários foi adquirido em demolição. Com isso, obteve-se a sensação de gastura, de passagem do tempo, de um clima decadente próprio da velha usurária Eulália. Ambientes amplos, pé direito alto, corredores largos, escadas em caracol, cores dessaturadas, luzes esmaecidas. Todos esses elementos indicam o estado de opressão constante em que vive Nina.


SERVIÇO
Cineclube Buraco do Getúlio
Dia 31 de maio, às 19h
Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro - NI

Nenhum comentário:

Postar um comentário