quinta-feira, 27 de setembro de 2012

1º Filme do Buraco Junkie

Produtor de "Tropa de Elite" I e II e diretor do documentário "Estamira", Marcos Prado estreia na ficção em "Paraísos Artificiais". O longa aborda o boom do uso de drogas sintéticas feito por jovens de classe média nos anos 2000 em raves, em meio à história de amor vivida entre a DJ Érika (Nathalia Dill) e Nando (Luca Bianchi). Cheio de momentos "sinestésicos" (que estimulam os sentidos), no filme, o diretor conta que buscou trazer ao espectador a experiência de sentir um pouco do que se passa dentro da tela. Isso ocorre tanto quando os personagens usam drogas, quanto em cenas mais sensuais.
"É um filme meio 'voyerístico', muita gente não experimentou essas drogas, então pensei em mostrar a ação e a reação. Quis dar espaço para as cenas de sinestesia para quem está assistindo embarcar na viagem, tanto nas cenas de drogas quanto nas de sexo, de mar... Todas as cenas tem um simbolismo", diz.
Prado define as partes de sexo e nudez do filme como um "grito contra a caretice e puritanismo do cinema nacional". "Quis fazer cenas em que você pudesse experimentar um pouco o que o personagem está vivendo, por isso elas são longas e explícitas, dentro de uma preocupação em não ser pornográfico ou exagerado. É um grito de 'Gente, é tão lindo ver uma cena de sexo bem filmada'... É um grito contra a caretice e o puritanismo do cinema nacional", disse.
Além disso, para ele, essas cenas são "políticas", porque vão contra preocupações de censura --quanto maior a censura de um filme, mais restrito seu público e, consequentemente, menor é sua bilheteria.
O título, inspirado no livro de mesmo nome de Charles Baudelaire (1821-1867), foi uma sugestão de um amigo de Prado, embora o livro aborde as drogas do século XIX, tais como ópio e haxixe.
(Retirado daqui)
SERVIÇO
    Cineclube Buraco do Getúlio
    Dia 02 de outubro, terça, às 20h
    Casa de Cultura de Nova Iguaçu
    Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro - Nova Iguaçu
    Próximo à Estação de Trem de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário