segunda-feira, 6 de junho de 2011

1º Filme do Ciclo LGBTT


Ribamar Ribeiro é um dos diretores jovens de grande destaque no panorama teatral contemporâneo da atualidade. Ator, diretor, autor, professor de artes cênicas, produtor e sonoplasta. Dirigiu e escreveu mais de 30 espetáculos teatrais. Entre eles: “Sobre Mentiras e Segredos”, “A Corrente de Eléia”, “Dolores”, “Meu Nome é M”, “amargasalmas”, “È Isso Aí, Irajá!”, “Pequenas Sagas Nordestinas”, “O Maldito”, “De Iguassu Velha a Nova Iguaçu”,  entre outros trabalhos. Com uma proposta ousada e nova de releitura de Clássicos como Bodas de Sangue transportando para a linguagem narrativa e corporal. Além de sua formação artística como Ator e Diretor, possui uma pesquisa aprofundada  no Teatro Social devido a sua formação em Ciências Sociais. Criador da estética do Teatro-Seminário, onde existe um aprofundamento da pesquisa de autores e sua vida e transforma isso em linguagem cênica e dinâmico.

Como dramaturgo escreveu diversos textos entre dramas, comédias e textos para a infância e juventude. É Diretor Artístico e integrante de Os Ciclomáticos Companhia de TeatroCia. de Teatro Fios da RocaOs Cênicos Cia. de TeatroGrupo Di-ferente (de Uberlândia) e Grupo Cutucurim (Angra dos Reis). Como professor de interpretação e direção teatral desenvolve há mais de 5 anos seu trabalho artístico no SENAC Rio. Como Ator já trabalhou com André Paes Leme, Marília Martins, José da Costa e Nanci de Freitas. Possui mais de 30 prêmios em todo o Brasil, entre eles, o Prêmio Pruri, Elisabeth Savala, Paschoalino, FENATA. Estudou com Antonio Abujamra em São Paulo e atuou no espetáculo Os Possessos, na FUNARTE, no Projeto Geografia da Palavra, através do Ministério da Cultura. Em 2009 recebeu o Prêmio Paschoalino Especial do Júri por ser multiplicador de ações teatrais no Rio de Janeiro. Em 2010 foi debatedor da Mostra Nacional de Teatro de Uberlândia e curador do Festival de Teatro de Goiás. Em 2009 recebeu o Prêmio Paschoalino Especial do Júri por ser multiplicador de ações teatrais no Rio de Janeiro. É um dos criadores do movimento artístico na Zona Norte do Rio de Janeiro – CTI ( Comunidade Teatral de Irajá) 

Mais em: www.ribaribeiro.com

Sobre a Rainha Diaba:
O diretor e dramaturgo Ribamar Ribeiro foi o primeiro encenador brasileiro a colocar trechos deste texto no palco, feito anteriormente em forma de roteiro para o cinema. Em 2007, ele monta o espetáculo O Maldito, a partir da vida e obra do dramaturgo Plínio Marcos, com a estrutura de teatro seminário (onde se mistura a obra e a vida do autor e suas referências). Neste estudo e montagem do espetáculo, Ribamar Ribeiro utiliza-se de trechos de obras para retratar a vida do autor. Dentre eles: A mancha Roxa, Dois perdidos numa noite suja e inclusive A Rainha Diaba. Ele traz uma nova adaptação feita para o palco deste texto, interpretado pelo ator Getulio Nascimento, que interpreta a personagem de mesmo nome. O espetáculo O Maldito recebeu o prêmio de Melhor espetáculo e obteve diversas indicações no 30º Festival de Teatro da FETAERJ. Também se apresentou no Encontrarte e cumpriu temporada no Espaço Cultural Sylvio Monteiro e SENAC Irajá.

A abertura do Ciclo LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) acontece nesta terça (07.06), às 19h com a exibição de A Rainha Diaba e bate papo logo em seguida com Ribamar Ribeiro. Vai perder?

Nenhum comentário:

Postar um comentário