quinta-feira, 15 de março de 2012

3º Filme do Ciclo Fernanda Montenegro

O maior mérito obtido por Marcos Bernstein em seu filme de estréia como diretor foi a seleção de seu elenco. São poucos diretores consagrados que conseguem reunir em um só filme atores do gabarito de Fernanda Montenegro, Raul Cortez e Laura Cardoso, esta última fazendo somente uma pequena participação.

Para se ter uma idéia, Fernanda e Raul, dois dos veteranos atores brasileiros mais consagrados, nunca haviam contracenado juntos no cinema. Com este elenco de “enciclopédias da 7ª arte”, Bernstein (co-roteirista de “Central do Brasil”, de Walter Salles) pôde realizar toda premissa de “O Outro Lado da Rua”, uma espécie de “As Confissões de Schmidt à brasileira”.

O longa basicamente é sobre a velhice, mostrando-a de um ponto de vista muito mais cruel do que o costume, em que a solidão é o que resta à maioria das pessoas de idade mais avançada. Passado em Copacabana, tido como o bairro mais idoso do Rio de Janeiro, se não do Brasil, o filme conta a história de Regina (Montenegro), uma senhora que luta contra o esquecimento e a velhice ao lado de sua cadela vira-lata.

Regina faz parte de um grupo de aposentados que se dedica a passar informações para a polícia sobre pequenos bandidos da redondeza. Certa noite, observando através de um binóculo o prédio em frente ao seu, ela testemunha um homem aplicando uma injeção em sua esposa, que morre em seguida. Certa de que acabou de presenciar um assassinato, ela chama a polícia. No dia seguinte, Regina descobre que o sujeito foi inocentado e que se trata de um ex-juiz chamado Camargo (Cortez). Determinada a provar para a polícia que estava certa, ela passa a seguir Camargo, que por sua vez pensa que seus encontros com a senhora eram meras coincidência e passa a “investir” nela. Com o tempo os dois acabam se envolvendo, o que leva Regina a uma série de questionamentos.

“O Outro Lado da Rua” conquistou vários prêmios, onde se destacam: o de Melhor Filme da Sessão Panorama, na mostra paralela do Festival de Berlim; o de Melhor Atriz, para Fernanda, no Festival de Tribeca; o de Melhor Filme - Público, no 16º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse; e os de Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Fotografia, no Cine PE - Festival do Audiovisual.

Apesar das excelentes participações de Raul Cortez, que esbanja charme, e Laura Cardoso, que transborda simpatia, quem encanta mesmo no filme é Fernanda Montenegro (também, quando ela não o faz?). Dama maior do cinema nacional, Fernanda nos presenteia com uma personagem que é ao mesmo tempo ranzinza e engraçada, algo que só ela consegue fazer.

(retirado daqui)


Cineclube Buraco do Getúlio
    Dia 20 de março, terça, às 20h
    Casa de Cultura de Nova Iguaçu
    Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro - Nova Iguaçu
    Próximo à Estação de Trem de Nova Iguaçu  

Nenhum comentário:

Postar um comentário