quinta-feira, 29 de março de 2012

Cowboy


“No dia 23 de agosto de 2009, ocasião do seu 85º aniversário, um velho cowboy do velho interior de Minas Gerais, reuniu um grupo de amigos para comemorar o último dia de sua vida!”

A simplicidade de Minas que tem gosto de vitamina e sol fresco é a figura de um senhor de óculos, careca. COWBOY tem cara de quem acorda de manhã e deixa marca na cama como se experiência de vida fosse coisa que se acumula bem devagarzinho.

“Quem pode confirmar que já morreu todo mundo é esse espelho aí”.

O documentário acompanha a vida de Tonico do Lico, um homem que comandou rodeios, bailes e que não hesitava quando o assunto era briga. É um registro silencioso de sua intensidade. Com uma bela fotografia e uma câmera fixa e estável, o filme nos dá um espelho de como o cowboy envelheceu. Em sua reclusão e passo lento as poucas palavras são ouro.

A lentidão que a câmera acompanha faz contraponto à agilidade que Tonico exercia nos torneios (em imagens de arquivo) e que hoje parece apenas como registro do tempo que não está mais aqui. O tempo de hoje do velho COWBOY é um tempo simples, captado por uma câmera que transmite poesia em uma época onde os dias passam mais lentos porque não se tem mais tanta pressa assim. Tonico é e sempre será o COWBOY, mas há algo nele que angustia muitos de nós: o que há por trás do ato de envelhecer? O que se esconde de singelo e real atrás de nossos gestos simbólicos? O documentário é uma busca pela memória e a intimidade que construímos. O resto é poesia.

www.facebook.com/nephalins

SERVIÇO
    Cineclube Buraco do Getúlio
    Dia 03 de abril, terça, às 20h
    Casa de Cultura de Nova Iguaçu
    Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro - Nova Iguaçu
    Próximo à Estação de Trem de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário